Olá pessoal!!!

Esse espaço a destinado a trocas, encontros, leituras e comentários!
Sejam bem vindos e sintam-se em casa!!!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Formação Leitora (final)

PARA A AUTONOMIA DO LEITOR

O objetivo final do ensino explícito da compreensão da leitura é tornar o aluno autônomo na sua busca de sentido. Duas abordagens tão diferentes como “aprender a ler através da resolução de exercícios” e “aprender a ler, lendo” pecam ambas pelo mesmo excesso: consideram um dado adquirido que o leitor se tornará automaticamente autônomo só por repetir a atividade de leitura. No entanto, não se pode esperar que os alunos se tornem leitores autônomos de forma autônoma. Pelo contrário, é preciso mostrar-lhes como se tornarão autônomos.
O modelo de ensino explícito oferece um quadro interessante ao professor que queira trabalhar ativamente com os alunos a compreensão na leitura. Este modelo propõe etapas específicas, partindo da responsabilização por parte do professor e conduzindo à autonomia dos alunos-leitores.

In: GIASSON, Jocelyne - A compreensão na leitura. Porto: Edições Asa, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário