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quinta-feira, 2 de junho de 2011

A compreensão Leitora (parte I)

A leitura é um processo interativo no qual o leitor cria o sentido do texto, servindo-se simultaneamente dele, dos seus próprios conhecimentos e da sua intenção de leitura.
Os conhecimentos que o aluno desenvolveu sobre o mundo que o rodeia, constituem um elemento crucial na compreensão dos textos que terá que ler. Sem referências, um objeto complexo, como um texto, não é apenas difícil de interpretar, mas, para falar com rigor, não tem significação. Ou seja, a compreensão na leitura só acontece quando se possui um conhecimento prévio com o qual se relaciona a informação fornecida pelo texto. Para compreender, o leitor deve estabelecer relações entre essa informação e os conhecimentos que já detém.
Os alunos tornam-se leitores competentes se os programas curriculares forem ricos em conceitos de todo o tipo: história, geografia, ciência, arte, literatura... Qualquer conhecimento adquirido pode eventualmente ajudá-los na compreensão. Um programa vazio de conceitos pode produzir leitores que não compreendem o que lêem. O que os alunos desconhecem constitui uma desvantagem para eles.
A compreensão na leitura resulta da interação entre o leitor, o texto e o contexto. Para favorecer a compreensão, é preciso que as três variáveis se organizem adequadamente:
· O leitor detém os conhecimentos necessários para compreender o texto;
· O texto está adequado ao seu nível de competência;
· O contexto psicológico, social ou físico favorece a sua compreensão.
O professor deve ser um modelo e um guia na atividade intelectual do aluno. Esta abordagem, inspirada em Vygotsky, permite sustentar que, através das suas interações, a criança desenvolve competências com quem as possui. O professor pode explicar aos alunos quais são as estratégias utilizadas por um leitor consumado e como elas podem ser aplicadas num contexto funcional.
O ensino da compreensão deve ir mais longe do que o simples fato de se fazerem perguntas ou de se mandar repetir atividades de leitura. é preciso acrescentar uma função explicativa: o professor deve dizer aos alunos porque é que uma resposta não é adequada e como pode utilizar estratégias para chegar a melhores respostas.

In: GIASSON, Jocelyne - A compreensão na leitura. Porto: Edições Asa, 1993.

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