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domingo, 10 de abril de 2011

Cuidados no trabalho com crachás, cartaz com nomes da turma e chamadinhas

Numa proposta de alfabetização construtivista, iniciamos o trabalho de alfabetização pelos nomes das crianças: o de cada uma e o de toda a turma. Nesse momento, é fundamental que trabalhemos diariamente com crachás, com a chamadinha e que tenhamos, na sala de aula, um cartaz com o nome de toda a turma, de forma a servir como fonte de consulta estável para os pequenos escritores.
Para isso, precisamos tomar alguns cuidados para que não percamos a possibilidade de explorarmos o conhecimento das crianças sobre o sistema alfabético de escrita, ou seja, sobre o código escrito. Na tentativa de deixarmos tudo "bonitinho e caprichado", acabamos nos equivocando na apresentação desses materiais aos nossos alunos. Veja:

1. CRACHÁS

Os crachás devem ser confeccionados sem diferenciação entre meninos e meninas, sem imagens, adesivos ou qualquer artifício que funcione como um atalho para o raciocínio da criança. Se o que queremos é que eles "olhem para as letras", ou seja, pensem sobre as regularidades e características desse código, quando colocamos uma imagem, acabamos levando a criança a memorizar que, por exemplo, o crachá da Luana é o que tem um adesivo da Moranguinho, ou um coraçãozinho, ou  a foto dela, ou qualquer coisa do gênero. Ao contrário, esperamos que ela encontre esse mesmo crachá por meio do conhecimento que está construindo sobre as letras e pense algo assim: o crachá da Luana é o que começa com a letra L, ou ainda, o que começa com a mesma letra da minha mãe, etc. Esse tipo de pensamento só é possível quando não usamos as imagens como atalho.
Quem trabalha com crianças sabe que rapidamente eles memorizam essas imagens e deixam de pensar sobre as letras, pois é muito mais fácil chegar ao crachá da criança pela foto do que pensar sobre a letra inicial, ou final, ou o som correspondente, etc.
Assim, confeccione os crachás sem diferenciação: todos do mesmo tamanho, com a mesma cor, e com letra bastão. Veja exemplos abaixo do que é adequado e do que não é:
   INADEQUADOS                                                        ADEQUADOS

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior.

2. CHAMADINHA E CARTAZ DE NOMES

Com esses outros recursos, o procedimento é o mesmo, pois apesar de ficarem lindos cheios de frufrus, cores e desenhos, sonegam a possibilidade de um raciocínio mais elaborado pela criança. Veja:
      ADEQUADOS                                                            INADEQUADOS
 
Clique na imagem para vê-la em tamanho maior.

OBS: Quando as crianças são bem pequenas e estão iniciando no contato com a escrita (2-3 anos), podemos usar o recurso da imagem até que elas memorizem seus nomes e tenham alguma familiaridade com os nomes dos coleguinhas. Mas, à medida que as crianças demonstrarem não mais precisar desse recurso, os crachás e cartazes precisam ser modificados por outros sem imagens, pois chega o momento em que precisamos que seu raciocínio caminhe em direção ao código (a partir dos 4-5 anos).

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