O trabalho com nome propicia ao aluno:
- Diferenciar letras e desenhos;
- Diferenciar letras e números;
- Diferenciar letras, umas das outras;
- Refletir sobre a quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
- Refletir sobre a função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;
- Sistematizar a orientação da escrita: da esquerda para a direita;
- Entender que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
- Conhecer o nome das letras;
- Ter contato com amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
- Desenvolver as habilidades grafo-motoras;
- Contato com fonte de consulta para escrever outras palavras.
O nome próprio é um excelente trabalho para o início da alfabetização das crianças, desde a Educação Infantil. Não há palavra mais significativa e que gere mais interesse à criança do que o seu nome. O nome nos identifica e singulariza no mundo; é como uma tatuagem, uma impressão digital, um pedaço do DNA.
Postaremos aqui algumas atividades com nomes próprios que podem ser desenvolvidas com crianças de 3 a 7/8 anos de idade.
Aproveitem!!!
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