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segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Atividade de alfabetização: agendas telefônicas

Criar com as crianças AGENDAS TELEFÔNICAS é uma ótima oportunidade de ajudar as crianças a refletirem sobre as características do sistema de escrita, pois o trabalho com os nomes próprios favorecem a reflexão e o interesse dos pequenos. Nesse plano de aula, você tem um passo a passo para desenvolver a atividade.

Objetivos - Estabelecer um sentido para o uso do alfabeto.
- Refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita.
Conteúdo - Sistema de escrita alfabético.
Anos 1º e 2º anos.
Tempo estimado Quatro aulas.
Material necessário Agendas telefônicas, alfabeto, cartões com os nomes de todos os alunos, folhas pautadas e com as letras do alfabeto.
Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a conversa com os alunos falando sobre os vínculos de amizade que possuem com os colegas e o quanto isso pode ser intensificado nos momentos em que estiverem fora da escola. Explique que a agenda telefônica é uma forma interessante de manter contato. Apresente alguns modelos, perguntando se eles sabem como usá-las. Faça perguntas do tipo: "Se eu quero falar com o Ricardo, procuro aqui nome por nome. Será que isso não demora muito?" Mostre as letras expostas nas laterais de algumas agendas e pergunte se eles sabem o que isso significa. Assim que as relacionarem com a ordem alfabética, indique aos estudantes que consultem o alfabeto da classe, deixando-o bem visível - uma sugestão é posicioná-lo acima do quadro.
2ª etapa
Em roda, faça uma leitura dos cartões com o nome dos alunos e deixe-os aleatoriamente um embaixo do outro. Peça que os pequenos organizem os nomes de acordo com a ordem alfabética para iniciar a produção das agendas. Oriente a atividade selecionando um nome por vez e relacionando-o com a sequência do alfabeto. É possível perguntar, por exemplo: "Há mais alguém que começa com A, como a Aline?" Se houver nomes que se iniciam do mesmo modo, aproxime um nome do outro e ajude-os a entender que o critério de quem vem primeiro é a próxima letra ou, se forem iguais, a primeira do segundo nome.
3ª etapa
De posse da lista em ordem alfabética, promova uma leitura dos nomes, solicitando que localizem alguns como se fossem consultar uma agenda: "Se eu quiser falar com a Joana, onde devo procurar?" Para acionar conhecimentos sobre o valor sonoro da escrita, trabalhe nomes que começam com a mesma letra - leve-os a diferenciar, por exemplo, Bianca de Beatriz por causa do valor sonoro da vogal I.
4ª etapa
Coloque mais uma vez a lista de nomes no quadro e peça que cada um fale o seu número de telefone para que seja registrado próximo ao nome. Em seguida, entregue uma folha com linhas para cada letra do alfabeto e solicite que façam a cópia dos nomes e números dos colegas, respeitando a ordem. Oriente-os a montar as agendas com grampeador e a colar uma foto ou um desenho na capa.

Flexibilização para deficiência física (cadeirante com dificuldade na linguagem e pouca mobilidade de membros superiores): peça ao aluno para trazer de casa o número do seu telefone anotado em um papel. Coloque-o junto a um colega. Na carteira, deixe um reta numérica (0-9) e peça que ele aponte o número para o colega preencher.
Produto final Agenda telefônica da turma.
Avaliação
Avalie cada aluno com base nos seguintes aspectos: identifica os nomes dos colegas? Faz relações entre as letras do alfabeto e a ordem deles com o nome dos alunos? Aproxima-se do valor sonoro convencional das letras? Reflete sobre a posição e a ordem das letras que compõem os nomes? A observação desses pontos auxilia a definir os agrupamentos para as próximas atividades, quando podem ser mesclados estudantes de níveis diferentes.

Consultoria: Clélia Cortez - Instituto Avisa Lá - publicado em Revista Nova Escola

Um comentário:

  1. Estou estudando o Magistério e precisava dar uma aula focando o tema Agenda Telefônica.
    Muito obrigado pela excelente orientação e aguardo mais temas.
    Wayne Caldas.

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