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terça-feira, 1 de março de 2011

Meus alunos falam muito errado! O que fazer?

Uma grande preocupação das professoras e, por que não dizer, das escolas, é com a questão da apropriação da norma culta (ou padrão) da língua. Por isso, é muito comum ficarmos aflitos e ansiosos em relação aos "erros" que as crianças cometem na fala (ou na construção do seu discurso oral), principalmente porque se acredita que, se não corrigirmos, elas escreverão "errado", não é mesmo? Mas a língua que se fala é a mesma que a língua que se escreve? Podemos ter o mesmo parâmetro ao avaliarmos o que chamamos de dialeto padrão e não-padrão?
Nesse sentido, a sociolinguística tem nos ajudado a refletir sobre o assunto. Gosto muito dos textos de um autor chamado Marcos Bagno e um dos que coloco como leitura imprescindível, chama-se "A língua de Eulália". Mas há outros também imperdíveis, como "Preconceito linguístico" e "Nada na língua é por acaso".
Para que provem um pouquinho dessa reflexão, o link abaixo traz um artigo, de mesmo nome do último livro citado, que tenho certeza de que adorarão provar!

Bom apetite!

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