Olá pessoal!!!

Esse espaço a destinado a trocas, encontros, leituras e comentários!
Sejam bem vindos e sintam-se em casa!!!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Atenção no diagnóstico das escritas!

Vale lembrar que, no momento de realizar as sondagens das hipóteses de escrita das crianças, não é indicado ditar as palavras escolhidas para toda a turma ao mesmo tempo e sim fazê-lo de forma individual, principalmente com as crianças que estão mais no início do processo de alfabetização ou com aquelas que você ainda tem dúvidas sobre o que pensam a respeito da escrita.
Esse cuidado não pode ser negligenciado, pois quando ditamos as palavras para todo o grupo como em um ditado tradicional, cometemos dois grandes equívocos: o 1º é em relação ao tempo que cada criança leva para escrever a palavra (pensar sobre quantas e quais letras usa para escrever, como irá grafar tais letras, pensar na relação entre a fala e a escrita, etc) e o 2º e mais grave é em relação à leitura que a criança deve fazer da sua própria escrita. Quando a criança precisa interpretar o que ela mesma escreveu, nos mostra o que, de fato, está pensando sobre a escrita.
Se realizamos o ditado da forma tradicional, recolhemos as folhas e, mais tarde, chamamos cada uma das crianças para lerem o que escreveram, possivelmente, muitas dirão não saber e nem lembrarão mais o que terão escrito. Isso é muito comum com crianças de escritas mais rudimentares como as pré-silábicas.
Por isso, é preciso levar mais tempo no diagnóstico para errar menos ao mapear os saberes de sua turma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário