Olá pessoal!!!

Esse espaço a destinado a trocas, encontros, leituras e comentários!
Sejam bem vindos e sintam-se em casa!!!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

EUA abandonam ensino da letra de mão

Defensores da medida, que provoca polêmica, argumentam que as crianças não necessitam mais escrever com caneta no papel
18 de julho de 2011 | 0h 00
Gustavo Chacra - O Estado de S.Paulo
CORRESPONDENTE
NOVA YORK
Paulo Liebert/AE-19/8/2010
Ultrapassado. Escolas de cerca de 40 Estados americanos vão abandonar ensino da letra cursiva, por considerá-la hoje ultrapassada e desnecessária.
O ensino da letra cursiva (de mão) será opcional em Indiana e deverá ser banido definitivamente nos próximos anos. A decisão deve ser seguida por mais de 40 Estados americanos que também consideram esta forma de escrever como ultrapassada. Na avaliação deles, é mais importante se concentrar no aprendizado das letras bastão (de forma).
O argumento dos defensores desta lei, que provocou polêmica nos Estados Unidos nas últimas semanas, é de que hoje as crianças praticamente não necessitam mais escrever as letras com caneta ou lápis no papel.
Seria mais importante elas aprenderem a digitar mais rapidamente, já que quase toda a comunicação acontece por meio de letras de forma nos celulares e computadores.
"As escolas devem decidir se pretendem ensinar letra cursiva, mas recomendamos que deixem de ensinar e se foquem em áreas mais importantes. Também seria desnecessário encomendar apostilas que ensinem letras cursiva", diz um memorando do Departamento de Educação de Indiana.
A Carolina do Norte também já anunciou que adotará uma medida similar, segundo suas autoridades educacionais.
A Geórgia é outro Estado americano que recomenda o fim do ensino, segundo seu porta-voz Matt Cardoza, apesar de "aceitar que os alunos aprendam a letra de mão caso os professores considerem necessário".
Esses Estados, assim como outros 40, integram o Common Core Stated Standards Initiativa (Iniciativa para um Padrão Comum de Currículo), responsável por tentar padronizar o ensino básico nos Estados Unidos. O grupo defende abertamente o fim do ensino da letra cursiva.
Jody Pfister, diretor de um distrito escolar em Indiana, escreveu artigo em um jornal local defendendo as mudanças. "Se olharmos antigos documentos ou se vermos a escrita de mão dos tempos da guerra civil, eles eram verdadeiros trabalhos artísticos e certamente perderemos parte disso. Mas temos de levar em conta o progresso", escreveu o diretor.
Os opositores, além de levar em conta a tradição, dizem que a letra representa em parte a personalidade das pessoas, especialmente nas assinaturas, e também permite que sejam lidos documentos históricos, como a declaração de independência dos Estados Unidos.
Um encontro da Master Penmen, a associação internacional dos instrutores de letra de mão, deve se encerrar hoje no Arizona com um repúdio à decisão em Indiana. Eles contam também com um apoio indireto do presidente Barack Obama, que tem o costume de escrever cartas de próprio punho para algumas pessoas, inclusive para eleitores.
Trajetória. Até poucas décadas, o ensino da letra cursiva nos países ocidentais era inquestionável, e crianças passavam horas aperfeiçoando a letra em cadernos de caligrafia. O importante, além de tornar os traços legíveis, era ser capaz de escrever de uma forma considerada bonita. Foi com a pedagogia moderna que a exigência da letra cursiva começou a ser questionada. Com o tempo, cadernos de caligrafia caíram em desuso.


segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mais um curso do CONVERSAS PEDAGÓGICAS...

Nesse sábado, dia 09/07, aconteceu o segundo curso do "1º Conversas Pedagógicas", dessa vez com a profª Luana Serra falando sobre a produção de textos na alfabetização. Foi mais um encontro no qual os participantes puderam rever práticas, trocar experiências e refletir sobre o trabalho em sala de aula. Veja alguns momentos:
Lanchinhos, livros, blog, materiais, produção... tudo isso esteve presente!

Momentos de interação e participação efetivas...

Nossa formadora em diferentes momentos do encontro...

A turma feliz ao término do curso: gostinho de "quero mais"!!!

Depoimentos das participantes:
"Estou levando na minha bagagem muitas ideias!!! O encontro foi espetacular!!!"
"Lu, seu curso foi excelente como sempre!!Estarei presente nos próximos!!!"
"Estou com gostinho de quero mais:))"
"Adorei o curso! Esperarei ansiosamente mais cursos como este, pois colabora com o cotidiano em classe, enriquecendo meu trabalho em sala de aula. Luana, obrigada por dividir conosco todo o seu conhecimento!"
"Gostei muito, principalmente das propostas em grupo!O acolhimento também foi ótimo. Espero por mais encontros do Conversas Pedagógicas!"

É isso pessoal! A Carpe Diem agradece a presença de todas e espera revê-las em breve!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Curso "Brincando com Corpo e Voz" - Profª Iva Passos

A "Carpe Diem Projetos Educacionais" realizou o 1º CONVERSAS PEDAGÓGICAS, um evento que ofereceu formação continuada para professores. A abertura aconteceu nesse sábado, dia 02 de julho, em Santos, com o curso "Brincando com corpo e voz", ministrado pela professora Iva Passos. Veja alguns momentos:

Profª Iva Passos nos presenteou com sua competência e poder de encantamento!


Momentos da organização, coffee break e a coordenadora Luana Serra com Iva Passos!


Momentos de encantamento, prazer, construção de conhecimento, partilha de experiências, sorrisos, abraços e ótimas lembranças!

Veja o depoimento de alguns participantes:
Elaine Petito: Sabado maravilhosoooo!!!
Wânia Paula: Curso de música na educação, com Iva Passos, surpreendente...muito Bom!!!Valeu apena acordar cedo nesse sabado chuvoso...

Débora Lorenzon: Dia maravilhoso, adorei o curso de capacitação de professores. Oportunizou vivência, prática e interação. Obrigada Iva e Luana.......quando crescer quero ser como vocês!

Em breve, postaremos notícias dos próximos cursos! Até lá!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

1º Conversas Pedagógicas: inscrições prorrogadas a pedido!

Em virtude do feriado prolongado e a pedidos, estendemos a data de inscrição para o 1º CONVERSAS PEDAGÓGICAS até o dia 28/06, terça-feira.
Não fique de fora dessa oportunidade!
Professores de escolas públicas e das escolas particulares conveniadas ganham 15% na inscrição de cada curso escolhido.
ÚLTIMAS VAGAS!!!

domingo, 12 de junho de 2011

1º Conversas Pedagógicas

Estamos preparando uma programação de cursos de férias especialmente para professores e educadores em geral: o 1º CONVERSAS PEDAGÓGICAS. Role a página e veja o que temos para lhe oferecer. Aproveite! Invista em você! Profissionais gabaritados e preços especiais!
Clique na imagem para ampliá-la.
Curso 01: 02/07/2011 – Brincando com corpo e voz - Profª Iva Passos
Curso 02: 09/07/2011 – A produção de textos na alfabetização - Profª Luana Serra
Curso 03: 16/07/2011 –  Por um planeta pra chamar de meu: a Educação Ambiental na escola - Profª Débora Marreiro
Curso 04: 23/07/2011 – Corpo – Palavra – Movimento – Expressão: desenvolvendo potencialidades Profª Rita Nascimento

Local: Colégio Novo Tempo – Rua Benjamim Constant, 50 – Santos
Horário: Das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.
Investimento: R$ 90,00 (por curso, com material e certificado inclusos)*
Inscrições: envie seu nome completo, curso que deseja participar e comprovante de pagamento pelo e-mail carpediem.contato@uol.com.br
*Para inscrições de um mesmo cursista em 02 cursos, desconto de 5%. Para 03 ou 04 cursos, desconto de 10%.

Pagamento:
Depósito Bancário em nome de :
M. Tavares e Elias LTDA - ME
Caixa Econômica Federal
AG 0354
C/C 1042-1
INSCRIÇÕES ATÉ 26/06/2011 - VAGAS LIMITADAS!!!
Obs.: Os cursos só acontecerão com um mínimo de 10 participantes.

Curso 1: Brincando com corpo e voz

Clique na imagem para ampliá-la.

Curso 2: A produção de textos na escola

Clique na imagem para ampliá-la.